Faço parte de um grupo muito especial. Um grupo formado por pessoas da melhor qualidade; pessoas comprometidas com Deus, com a família, com a obra do Senhor Jesus aqui na terra. Faço parte da diretoria da Juventude Wesleyana da 6ª Região.
Começamos 2012 com vários desafios. Muita expectativa depositada em uma direção com pouca experiência, com uma mesa quase toda nova. Mas, como vemos em toda a história da igreja, Deus é quem capacita, e até usa os mais fracos para confundir os fortes.
Recebemos algumas recomendações antes de fazermos a agenda para o ano. Recomendações da direção geral da Juventude Wesleyana e também do Conselho Regional Ministerial da nossa região, que nos orientou a não marcar eventos com acomodações em sítios, hotéis ou colégios; eventos em formato de congressos ou seminários, que gerassem custo com estadia, ou passagens, com o argumento de não pesar muito nas finanças dos jovens e das igrejas, e também pelo fato do nosso Congresso Geral (em Curitiba), estar agendado para abril/maio. Desta forma, não marcamos o que seria o nosso II Fórum de Liderança Jovem, pois iria de frente com todas essas orientações.
Então, começamos a pensar em alternativas. Alguma forma que pudéssemos resolver a falta de um seminário ou congresso para a liderança de nossos jovens. Como ter contato com toda uma região, passar a visão da diretoria regional, instruir setores, incentivar a juventude já no início do ano? Não poderíamos perder esta oportunidade, e nem deixar esse vácuo em nossa missão de ajudar no crescimento da 6ª região.
Foi quando em uma de nossas reuniões surgiu a ideia do Simpósio de Liderança. Um evento de somente um dia, onde a região seria setorizada, se reuniria em uma igreja, e os jovens seriam ministradas sobre o assunto. No ano de 2000, sob a direção do jovem Gustavo Catarino, esse evento foi realizado em moldes parecidos, mas pra nós, era tudo novo. Marcamos então 4 datas, e locais, onde os jovens teriam um custo mínimo com transporte, alimentação e material didático. Nos unimos no propósito de abençoar, semeando somente, servindo somente.
Todos os setores superaram as expectativas. Muitos não sabiam por onde começar. Com muita pesquisa, esforço e dedicação o trabalho foi tomando forma. Nossa apostila ficou pronta em poucos dias, com um conteúdo muito bom, não só para a vida ministerial, mas até para a vida profissional, falando de assuntos de maneira técnica e ao mesmo tempo espiritual. Uma apostila de quase 50 páginas com as palestras para todos os setores do departamento. Também houve a preocupação de que um setor recebesse as informações dos outros setores. Desta forma, mesmo o jovem sendo ministrado sobre evangelismo, por exemplo, ele tem a oportunidade de aprender sobre cultivo espiritual, facilitando o entrosamento e até mesmo uma possível troca no decorrer do ano. Até mesmo com a possibilidade de despertar outros ministérios neste jovem.
O trabalho dos supervisores também precisa ser exaltado. Afinal, tivemos uma frequência muito boa.
No Simpósio realizado na 1ª IMW em Nilópolis, com os distritos de Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu e São João de Meriti, tivemos a participação de mais de 130 jovens, ministração da Palavra pelo Aspirante Alexandre Beloni (Campo Grande). No segundo, realizado na IMW em Bangu, com os distritos de Bangu, Campo Grande e Costa Verde, mais de 120 jovens, ministração da Palavra pelo Irmão Misael Henrique (Duque de Caxias). No terceiro, realizado na IMW de Mananciais, com os distritos de Jacarepaguá, Grajaú e Jardim América, mais de 100 jovens, ministração da Palavra com o Irmão Edinei (Volta Redonda). No quarto e último, na IMW de São Lucas, com os distritos de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Resende, mais de 260 jovens, ministração da Palavra pelo Bispo Roberto Amaral. As igrejas escolhidas foram as melhores possíveis e a diretoria regional foi muito bem recebida em todas, como acreditávamos que seria mesmo. Totalizamos uma participação de mais de 600 jovens. Ou seja, um evento mais que lotado.
Os cultos merecem também um destaque especial. Momentos em que Deus ministrou de maneira poderosa, usando com muita unção o Louvor Regional, que está "tinindo". Não sei como descrever o momento que eles estão vivendo. Percebo uma sofisticação na execução, um alto nível... e ao mesmo tempo uma simplicidade no tocar e cantar, que toca a alma. Se o Rei Saul fosse desta época e passasse perto da igreja na hora que eles estão tocando, certamente seu espírito também seria confortado, e ele seria liberto. Uma linguagem moderna, atual, com dinamismo e entrosamento admiráveis. Não vemos algo muito espalhafatoso, vemos apenas algumas vozes, cordas e tambores entoando um louvor que nos trás a glória divina e nos leva à sala do trono. Parabéns amigos. É só o que posso dizer a um grupo que quando toca, trás logo ao meu coração uma liberdade imensa para adorar ao meu Deus.
A liderança regional está de parabéns por gastar seu tempo, suas vidas, casas, famílias e recursos em prol de compartilhar conhecimento com mais de 600 jovens líderes. Foram várias reuniões, horas de viagens, litros de combustível, noites de sono, pizzas, empadões, muitas risadas... mas também de muita oração e preocupação em oferecer o melhor para essa juventude que não para de crescer também em conhecimento.
Que o nosso diretor regional, Rodrigo Sousa, continue neste caminho, com sabedoria, sabendo conduzir este grupo na mesma visão. Que nosso Pai continue lhe conservando humilde e valente à frente dessa juventude.
Enfim, com este trabalho esperamos colher frutos a curto e a longo prazo. Esperamos que nossos jovens tenham uma direção, saibam onde buscar ajuda, se envolvam mais com a obra do Pai e com a denominação. Cremos que com estes 4 simpósios atingimos vários objetivos e atendemos as necessidades da nossa juventude.
O tempo mostrará que não foi em vão. Valeu a pena, Senhor!
Saiba mais sobre essa juventude em nosso site www.juventudewesleyana6.com.br