sábado, 11 de julho de 2015

Resenha Crítica do Livro: LEALDADE E DESLEALDADE, de Dag Heward-Mills

HEWARD-MILLS, Dag. Lealdade e Deslealdade. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2010. 216 p.

A obra em questão discorre firmemente e fala com uma fina linha de distinção entre duas atitudes, e sobre os momentos marcantes que todos nós devemos estar ciente em nossas próprias vidas e as vidas daqueles ao nosso redor. O assunto é de suma importância a ser observado por líderes e liderados. Como líderes, precisamos de sabedoria para guiar nossas sensibilidades. Pegando deslealdade logo no início que nos rodeiam podem impedir um desastre mais tarde. Segundo o autor, tomar uma atitude rápida e firme é vital. Como liderados, precisamos estar bem conscientes quando a lealdade para com os nossos líderes está sendo desviada dentro de nós mesmos. Embora seja uma das principais exigências de Deus para os líderes, vemos poucos escritos sobre este assunto.

Neste livro, Dag Heward-Mills delineia princípios muito importantes, com a intenção de aumentar a estabilidade das igrejas. Segundo ele, para um ministério saudável, não basta ter uma liderança carismática, ou uma teologia forte, ou pessoas vibrantes e plenamente hábeis e capazes. Heward-Mills afirma que o princípio da lealdade vem acima de todos estes e até mesmos de outros não enumerados aqui.

O autor usa de toda sua experiência ministerial para fazer um alerta aos líderes sobre o que pode vir a acontecer com a quebra da lealdade. Faz um demonstrativo em etapas muito claras na vida do obreiro que são sinais de deslealdade da parte de seus liderados. Usando exemplos práticos de seu ministério, e fazendo um paralelo com personagens bíblicos como Judas e Absalão, orienta de forma contundente que deve-se estancar o problema assim que detectado.



O livro tem uma linguagem direta a pessoas que exercem liderança, e a medida que o leitor lê e reflete, percebe que já passou por alguma situação de forma idêntica ou bem parecida, visto que os sinais são bem comuns nos que praticam a deslealdade. É uma leitura estritamente recomendada aos que exercem liderança ministerial. A forma que o autor aborda o assunto, e as soluções por ele aconselhadas podem ser mal interpretadas por outra classe de leitores, devido aos conselhos que ele dá de como agir com pessoas desleais. No texto fica claro a importância que o autor dá ao tema, justamente por ter tido experiências muito negativas a respeito. Precisa-se entender, apesar disso, que não se trata apenas de traumas pessoais, ou ego ferido, mas, sim, diretamente do crescimento do Corpo de Cristo e da fluência ministerial. 

A leitura foi-me extremamente edificante. Me fez entender, de forma direta e clara, vários momentos de minha vida enquanto liderado e enquanto líder. Me fez perceber que não é um assunto que deve ser tratado suavemente. Mas, deve ser tratado de forma rígida e eficaz, de modo a sanar a deslealdade o quanto antes.

Trabalho apresentado à disciplina História e Cultura de Israel
do Curso Livre em Teologia, do Centro de Formação Teológica.
Professor Newton Junior.

Rio de Janeiro
Julho - 2015

Um comentário:

  1. O livro é totalmente sem exegese, narra fatos impíricos do autor onde entende-se que lealdade ao homem (pastores) deve ser a premissa na vida cristã! E vemos que isso não condiz com as escrituras. Deve-se sim que agir com a razão em determinadas situações,mas uma vez que a razão deixa de lado o tratamento e cuidado do indivíduo teremos uma empresa, e não uma igreja.

    ResponderExcluir